O cadastro completo e adequado dos produtos permite que você melhore sua gestão e aumente a agilidade de seus processos. Por isso, vamos aprender neste artigo como cadastrar os produtos no sistema Engfood.
Procure fazer um planejamento antecipado de seu cardápio. Pense em como vai ser a divisão das categorias, se vai criar categorias como por exemplo “Bebidas” ou então, mais específicas, como “Refrigerantes”, “Sucos” ou “Cervejas”.
É importante destacar que no Programa Engfood você consegue cadastrar produtos que são oferecidos em tamanhos diferentes, o que é muito útil na venda de pizzas, açaís, milk-shakes e etc
Cadastro de Categorias
O primeiro passo para cadastrar seus produtos em determinada categoria é acessar a aba Produtos e realizar o cadastro e ajustes das categorias de acordo com seu cardápio. Veja abaixo:
Produtos de Tamanho Único
Depois de cadastrar suas categorias, você já pode iniciar o cadastro de seus produtos.
Vamos aprender como cadastrar um produto de tamanho único, que é o caso de lanches e bebidas por exemplo.
Na aba Produtos, clique em Produtos, depois no botão Novo e preencha todos os detalhes de seu produto, como mostramos abaixo.
Na aba Detalhes, selecione uma imagem e preencha todos campos. Detalhe a informação do produto, ela será útil principalmente se mais tarde você publicar seu cardápio na internet na plataforma de delivery do programa Engfood.
A opção Isento para Taxa de Serviço é utilizada quando você não deseja a cobrança da taxa para esse item no lançamento em um pedido.
Se você utiliza o Engfood Mobile para seu garçom anotar pedidos através de tablets e celulares, você pode definir aqui se esse produto deve ou não aparecer nos celulares dos garçons.
Se seus clientes podem visualizar e fazer pedidos pelo Cardápio QR Code na Mesa, você pode definir também se esse produto está disponível para esse recurso.
Vamos agora conhecer a aba “Estoque”. Nesse local, você pode fazer um controle de estoque simplificado para itens individuais, como é o caso de bebidas. Para isso, basta marcar a opção “Estoque Controlado” e então definir o estoque mínimo, para acompanhar o seu estoque atual nos relatórios.
Ao ativar essa opção, o sistema vai começar a fazer o controle de seu estoque para este respectivo produto.
Em cada pedido feito, o estoque será abatido automaticamente. Além disso, você tem a opção de alterar o estoque a qualquer momento, no caso de novas compras.
Todas as movimentações ficam registradas nessa aba e também em outros relatórios do sistema, permitindo uma visão clara da movimentação do seu estoque.
Na aba “Produção” você pode configurar se deseja que o item seja impresso em alguma impressora instalada em um setor de produção ou para o Monitor do Engfood Mobile.
Ao realizar essa configuração toda vez que um item for registrado no sistema como venda será impresso uma ordem de produção para o setor configurado. Isso é muito útil para itens que necessitam de preparo como pizzas, carnes etc.