Introdução

O cadastro completo e adequado dos produtos permite que você melhore sua gestão e aumente a agilidade de seus processos. Por isso, vamos aprender neste artigo como cadastrar os produtos no sistema Engfood.

Procure fazer um planejamento antecipado de seu cardápio. Pense em como vai ser a divisão das categorias, se vai criar categorias como por exemplo “Bebidas” ou então, mais específicas, como “Refrigerantes”, “Sucos” ou “Cervejas”.

É importante destacar que no Programa Engfood você consegue cadastrar produtos que são oferecidos em tamanhos diferentes, o que é muito útil na venda de pizzas, açaís, milk-shakes e etc

Cadastro de Categorias

O primeiro passo para cadastrar seus produtos em determinada categoria é acessar a aba Produtos e realizar o cadastro e ajustes das categorias de acordo com seu cardápio. Veja abaixo:

Produtos de Tamanho Único

Depois de cadastrar suas categorias, você já pode iniciar o cadastro de seus produtos.

Vamos aprender como cadastrar um produto de tamanho único, que é o caso de lanches e bebidas por exemplo.

Na aba Produtos, clique em Produtos, depois no botão Novo e preencha todos os detalhes de seu produto, como mostramos abaixo. 

Na aba Detalhes, selecione uma imagem e preencha todos campos. Detalhe a informação do produto, ela será útil  principalmente se mais tarde você publicar seu cardápio na internet na plataforma de delivery do programa Engfood.

A opção Isento para Taxa de Serviço é utilizada quando você não deseja a cobrança da taxa para esse item no lançamento em um pedido.

Se você utiliza o Engfood Mobile para seu garçom anotar pedidos através de tablets e celulares, você pode definir aqui se esse produto deve ou não aparecer nos celulares dos garçons.

Se seus clientes podem visualizar e fazer pedidos pelo Cardápio QR Code na Mesa, você pode definir também se esse produto está disponível para esse recurso.

Vamos agora conhecer a aba “Estoque”. Nesse local, você pode fazer um controle de estoque simplificado para itens individuais, como é o caso de bebidas. Para isso, basta marcar a opção “Estoque Controlado” e então definir o estoque mínimo, para acompanhar o seu estoque atual nos relatórios.

Ao ativar essa opção, o sistema vai começar a fazer o controle de seu estoque para este respectivo produto.

Em cada pedido feito, o estoque será abatido automaticamente. Além disso, você tem a opção de alterar o estoque a qualquer momento, no caso de novas compras.

Todas as movimentações ficam registradas nessa aba e também em outros relatórios do sistema, permitindo uma visão clara da movimentação do seu estoque.

Na aba “Produção” você pode configurar se deseja que o item seja impresso em alguma impressora instalada em um setor de produção ou para o Monitor do Engfood Mobile.

Ao realizar essa configuração toda vez que um item for registrado no sistema como venda será impresso uma ordem de produção para o setor configurado. Isso é muito útil para itens que necessitam de preparo como pizzas, carnes etc.